Quem deseja se confrontar com um escorpião, afinal? O animal é pequeno, porém algumas espécies possuem venenos perigosos para a saúde humana, principalmente para pessoas sensíveis como crianças e idosos, por exemplo. Possuem um ferrão com uma glândula de veneno que assusta.

Com o desmatamento de algumas regiões, os escorpiões avançaram, inclusive, para centros urbanos. Com isso eles invadem residências, escritórios, galpões, depósitos e outros locais que oferecem abrigo e alimento. São considerados pragas urbanas e seu controle deve ser realizado para evitar aumento indiscriminado de indivíduos.

Os escorpiões encontram-se distribuídos em todas as regiões brasileiras e nos mais diversos ecossistemas. Porém, o aumento de sua população acontece nos períodos mais quente e chuvosos como na primavera e no verão.
As principais espécies existentes no Brasil são: Tityus serrulatusTityus stigmurus e Tityus bahiensis.

Ao contrário do que se pensa, os escorpiões não atacam as pessoas. Quando picam, eles apenas se defendem de um membro que invadiu o seu território. Como os animais se abrigam em locais inesperados, é fácil se surpreender com um deles no meio de pedras, entulhos e até calçados dentro de casa.

Quanto aos Pets é importante estar atento aos sintomas

Dependendo do tipo do escorpião e da quantidade de veneno, uma picada pode representar risco de morte. O mais difícil é saber o que ocorreu se você não presenciar o ataque. Em alguns casos, é possível visualizar o ferrão que ficará na pele de seu cão. Os sintomas mais frequentes são salivação intensa, cansaço, náuseas, diarreia, dor abdominal, tremores, espasmos musculares, arritmias cardíacas, alterações da pressão arterial, convulsões, choque e coma. O tratamento varia de acordo com a gravidade das manifestações.

Para que não ocorram acidentes com humanos ou pets é primordial ficar atento e ao menor sinal, realizar o controle de escorpiões com uma empresa especializada. Não tente combater o animal sozinho e nem utilize inseticidas que vão causar intoxicação e não vão resolver o problema.

IMUNI – SAÚDE AMBIENTAL, sua melhor opção no combate as pragas.