Especialistas alertam que os carrapatos, principalmente o do tipo marrom, podem transmitir parasitoses no sangue dos cães, que podem levar a anemia profunda e até à morte dos animais. “Podem ser necessárias transfusões de sangue e internação por tempo indeterminado para salvar a vida dele”. 


Para evitar que pulgas e carrapatos se alojem no seu animal de estimação e na sua casa – e também para eliminar esses visitantes nada bem-vindos –, é importante seguir algumas dicas, dadas aqui pelos veterinários Caio Telloli e Mariana Reis, do 4Pets Cuidado Animal.

PULGAS são pequenos parasitas reconhecidos pela capacidade de saltar, se alimentam de sangue, têm coloração amarronzada, formato oval e aparência achatada, com grande poder de locomoção, o que as torna muito rápidas.

Onde elas gostam de se alojar? 


As pulgas preferem se instalar em locais abafados e quentes, como abaixo das orelhas, pescoço, barrigas e próximo a cauda dos animais. Nos ambientes, entre o rejunte do piso, nos espaços entre tacos e pisos de madeira, no carpete e sofá.

Como evitar e eliminar as pulgas no pet? A maioria dos animais é infestada em passeios, ao ter contato com cães infestados em praças, parques, portões de casa ou com gatos não protegidos que passeiam pela vizinhança. Por isso, a melhor maneira de proteger seu pet durante o verão é evitar locais com grande circulação de cães e gatos. Mas, para eliminar as pulgas, devem ser usados em seu pet produtos específicos para este fim, com reforço a cada 30 dias. É importante lembrar que a única possibilidade de repelir o parasita antes de picar o animal é a coleira antipulga.Como evitar e eliminar as pulgas dentro de casa?O melhor controle é proteger o animal, assim ele não levará pulgas para dentro de casa. Mas desinfetar o ambiente também traz resultados, pois apenas 5% das pulgas ficam nos animais e 95%, no ambiente. O proprietário pode optar por alguns produtos disponíveis no mercado, geralmente em spray, que são inseticidas e têm grande segurança para o animal, mas não são muito eficazes. Já o controle feito por empresas é mais efetivo, porém, normalmente exige a ausência do animal por alguns dias. Mas algumas atitudes simples podem ajudar: não acumular lixo ou resíduos orgânicos e usar aspirador de pó, pois ovos de pulga são bastante leves. CARRAPATOS Características São também parasitas que se alimentam de sangue, sendo a fêmea de coloração marrom avermelhada e os machos, mais escuros. Onde eles gostam de se alojar? Abrigam-se preferencialmente no animal debaixo das orelhas, focinho, pescoço e entre os dedos nas patas. No ambiente, preferem locais mais altos, distantes do solo, nas frestas e cantos, debaixo de pedras, telhas, folhas secas ou até na cobertura dos canis. As fêmeas podem escalar uma parede de até quatro metros de altura!Como evitar e eliminar os carrapatos no pet? Da mesma forma que acontece com as pulgas, mas com uma importante exceção: todos os produtos para carrapatos controlam infestação por pulgas, mas alguns produtos são específicos para pulgas e não controlam infestações por carrapatos. Como evitar e eliminar os carrapatos em casa? O carrapato é muito mais resistente do que a pulga, quando se trata de controle ambiental. O controle no cão é efetivo, mas pode demorar alguns anos para que se tenha uma eficácia ambiental grande – e geralmente não é 100% eficiente. Sendo assim, é preciso usar carrapaticidas ambientais, feitos por uma empresa especializada. Deve ser realizado em canis e na casinha dos cães, em plantas, frestas de parede, rodapé, guarnição de portas, pisos e ralos. Também pode ser feita a vassoura de fogo, que é a destruição de todos os estágios do carrapato por calor.Quais cuidados são necessários fora de casa para evitar pulgas e carrapatos? Em ambientes externos, locais quentes, escuros e úmidos devem ser limpos e higienizados com frequência. Terreno limpo, sem restos orgânicos e arejado dificultam a infestação. Além disso, evite matos e gramas.